Project Sheet

Designação do projeto:“Internacionalização do Solar de Santa
Código do projeto:NORTE-02-0752-FEDER-020431
Objetivo principal:Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção:Norte
Entidade beneficiária:Luis Miguel Pereira Marques

 

Data de aprovação:2017-02-17
Data de início:2017-01-01
Data de conclusão:2018-12-31
Custo total elegível:193.917,50
Apoio Financeiro da União Europeia:87.262,88 €

 

 

Síntese do Projeto 

Face à realidade atual e às perspetivas de desenvolvimento do setor de atividade em que se integra, o SOLAR DE SANTA MARIA procurou definir uma nova estratégia e modelo de atuação comercial com vista projetar a sua atividade rumo ao futuro.

Nesse sentido fez uma análise prospetiva da sua realidade e concluiu que a sua matriz comunicacional se deve direcionar para o reforço da presença num conjunto de mercados externos.

O plano de internacionalização do SOLAR pretende dar corpo a uma vertente fundamental do seu processo de evolução, assente no aumento do seu número de clientes e no prolongamento das suas estadias.

 

1.PRESENÇA NA WEB, ATRAVÉS DA ECONOMIA DIGITAL

A importância da criação de instrumentos eficazes de promoção do SOLAR, divulgação da oferta, reservas, vendas e acompanhamento do cliente, foi já referenciada. Será desenvolvida uma plataforma digital que irá dar resposta cabal e inovadora a esta componente estratégica do investimento.

 

2.DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE MARCA

Será dada a devida atenção ao reforço da imagem associada ao SOLAR que assegure a sua diferenciação e salvaguarde os interesses comerciais da empresa. A criação de meios promocionais, online e tradicionais, mas também o contacto direto com os mercados, serão a base de todo o processo de promoção, em particular internacional, assente na conjugação dos diversos investimentos programados.

 

3.PROSPEÇÃO E PRESENÇA EM MERCADO INTERNACIONAIS

No âmbito desta tipologia, a empresa irá realizar um conjunto de ações de prospeção, assentes em visitas a Feiras Profissionais e na realização de outros contactos locais, com vista a melhorar o seu conhecimento desses mercados e promover os seus produtos e serviços. Irá ainda realizar ações de promoção, vulgo FamTrips, convidando prescritores internacionais a visitarem o empreendimento e a região.

 

4.MARKETING INTERNACIONAL

A estratégia de Marketing Internacional será desenvolvida através do já referido Plano de Comunicação. Este Plano terá em consideração, quer a estratégia definida para o SOLAR, quer a tipologia de investimentos programados, grande parte deles orientados para esta perspetiva de comunicação a nível internacional, dando-lhes coerência e integração por forma a que possam resultar no máximo benefício para a empresa.

 

5.INTRODUÇÃO DE NOVO MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO

A Plataforma Digital que irá ser construída tem dois objetivos: servir de meio de promoção do empreendimento e dos serviços prestados e servir de instrumento de apoio à gestão e organização, sendo esta segunda a que importa considerar neste caso concreto. Permite a comunicação com os clientes, a reserva do alojamento, a seleção das suas atividades de animação e a sua programação e efetuar o seu pagamento.

Através de um sistema de newsletters, irá interagir com os clientes nas fases posteriores à estadia, auscultando a sua opinião, apresentando novos programas, cativando à repetição da visita e à divulgação da sua opinião a terceiros.

Aspeto igualmente relevante será a melhoria que introduzirá em toda a gestão corrente da empresa, facilitando processos de registo, reservas, pagamentos, entre outros.

 

A base do desenvolvimento atual e futuro do SOLAR DE SANTA MARIA assenta em potenciar a visibilidade e rentabilidade do empreendimento e contribuir para a dinamização do Centro Histórico de Bragança.

Para dar corpo a estas premissas foram definidos os seguintes objetivos estratégicos:

* Reposicionar-se nos segmentos de mercado de atuação;

* Aumentar a ocupação do alojamento disponível e do respetivo tempo de estadia;

* Estabelecer parcerias com operadores, entidades e empresas;

* Ser excelente na oferta, na gestão, no desenvolvimento e na manutenção de infraestruturas e instalações;

* Desenvolver uma estratégia coordenada de divulgação, comunicação e promoção;

* Apresentar e afirmar o Solar de forma eficaz e eficiente aos públicos-alvo definidos;

* Aumento do número de clientes;

* Desenvolver uma cultura e práticas de sustentabilidade.