Blog

image
Dez10

Bragança com acesso Wi-Fi gratuito no centro histórico

O centro histórico de Bragança e algumas instalações culturais da região oferecem agora internet gratuita através de uma rede Wi-Fi disponibilizada pelo município, afirmou hoje o Presidente da Câmara da cidade.

O novo projeto oferece uma rede Wi-Fi composta por 26 pontos de acesso distribuídos por locais considerados relevantes em termos de afluência turística e populacional, nomeadamente o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, bibliotecas municipais, o Museu das Máscaras, a cidadela dentro do castelo e as praças de Camões e Sé.

Através do cadastro obrigatório de usuários, o município também deseja recolher e agregar informações turísticas.

image
Nov22

G Pousada: a história do restaurante que levou uma estrela Michelin a Trás-os-Montes

É o primeiro espaço da região a entrar no prestigiado Guia. Foi inaugurado em 2014 e está na Pousada de São Bartolomeu, em Bragança.

Qualquer que seja a hora do dia, ou o prato do cardápio, uma coisa é certa no G Pousada: terá sempre uma vista para o Castelo de Bragança. O restaurante foi uma das grandes novidades da edição de 2019 do Guia Michelin, que revelou a lista do ano nesta quarta-feira, 21 de novembro. Ganhou uma estrela, a primeira na região de Trás-os-Montes, e entra assim na constelação onde existem 20 outros espaços nacionais.

Foi com a mãe que Óscar aprendeu o básico da cozinha tradicional de Trás-os-Montes. Tal como a sua mãe, usa os melhores produtos da região, mas dá um toque criativo com técnicas modernas. Alheira crocante como se fosse um Ferrero Rocher, tartaruga de bacalhau, torta de perdiz, dourada com cuscuz e até um gelado com azeite transmontano são algumas das propostas do restaurante.

image
Nov9

"Gulbenkian Itinerante" começa em Bragança e leva arte para a cidade até o final de março de 2019

As coleções do Museu Calouste Gulbenkian vão tornar-se itinerantes e levar arte a vários pontos do país numa iniciativa que pretende reforçar a presença da fundação fora de portas e que arranca no sábado, em Bragança.

“Gulbenkian Itinerante” é o nome da iniciativa que até 2020 irá partilhar com várias localidades de norte a sul de Portugal a programação artística da Fundação Calouste Gulbenkian com exposições de obras de arte, além do programa de concertos pelo Coro e Orquestra desta instituição.

A iniciativa arranca com a exposição “Corpo e Paisagem”, no sábado, em simultâneo no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa (Vila Real).

De acordo com a fundação, estará exposta “uma ampla seleção de trabalhos reunidos sob o título Corpo e Paisagem”, que junta “obras da Coleção Moderna e peças adquiridas por Calouste Gulbenkian de proveniências tão distintas como a Síria, a Turquia ou o Japão”.

Entre os artistas representados nos dois espaços estão nomes como Almada Negreiros, Paula Rego, Alberto Carneiro, Ana Vidigal, António Areal, Antony Gormley, Costa Pinheiro, Helena Almeida, João Queiroz, Lourdes Castro, Manuel Botelho, Mário Eloy, Menez, Miguel Palma, Rui Chafes, Stanislas Lépine e Thomas Weinberger.

A exposição estará em Bragança até ao dia 24 de Março de 2019.

Solar de Santa Maria | Bragança